Ir para conteúdo

Log Stealer em .NET


Cristian Liotto

Posts Recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem?

Sou iniciante e decidi tentar realizar a engenharia reversa de alguns malwares, o primeiro foi um pouco mais antigo para ganhar confiança e este é o segundo que estou fazendo. Se trata de um log stealer feito em.NET e pelo que vi até o momento o fluxo é:

.NET (packed e obfuscated) vai colocar no AppData\Roaming uma DLL chamada d3d9.dll, modificar seus atributos para ficar oculta e carregar ela.

Essa DLL vai criar um processo em estado suspenso utilizando, o executável do MSBuild.exe e injetar nele um novo executável e após isso fazer o Thread Hijacking.

Este terceiro executável por sua vez vai descriptografar e descomprimir uma DLL que será a responsável por fazer as comunicações via rede.

Meu problema é que essa ultima DLL, pelo jeito, está utilizando algum packer e não ha nenhuma função de export. Tentei debugar utilizando o rundll32 e passando ela como argumento, mas o processo simplesmente morre, tentei diretamente pelo x64dbg mas também não vai e o Ghidra não reconhece muita coisa.

Mesmo considerando o DLL_PROCESS_ATTACH ou DLL_THREAD_ATTACH, acredito que executando o rundll32 funcionaria. Se alguém tiver alguma dica ou ideia do que eu posso tentar agradeço imensamente.

File Hashes
SHA256: 131e2baac32f898ab2d7da10d8c79f546977bc1d1d585ba687387101610ed3b9

Link para o malware
https://bazaar.abuse.ch/sample/131e2baac32f898ab2d7da10d8c79f546977bc1d1d585ba687387101610ed3b9

 

A parte do malware que vai descomprimir e descriptografar a última parte:

Decompilation_1.thumb.png.55bb318fca479fd5f1a0bc274541a135.png

 

Decompilation_3.thumb.png.1bf93a9f5b1c33b231062f25dd04797f.png

 

A DLL após o processo:
 

dnsSpy1.thumb.png.8faa8643d0b8ab45e9f414834beda172.png

 

dnsSpy2.thumb.png.3986a5e1f2685752de83d5038f68421a.png

 

 

Novamente não tenho muita experiencia e qualquer ajuda será bem-vinda. Desde já agradeço a todos!
 

Editado por Cristian Liotto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Olá!

Em 23/09/2024 em 14:00, Cristian Liotto disse:

Tentei debugar utilizando o rundll32 e passando ela como argumento, mas o processo simplesmente morre, tentei diretamente pelo x64dbg mas também não vai

Se o código malicioso dela tá na DllMain(), você precisa parar lá. Tem duas alternativas simples: por um breakpoint na LoadLibrary() ao debugar o rundll32.exe (passando sua DLL como argumento) ou setando o EIP na mão para a DllMain() ao abrir a DLL direto no x64dbg.

Também acho importante ver como o processo chama a DLL. Aï você pode imitar e fazer igual para ver o comportamento malicioso. 🙂 

Vê se a aula 21 do AMO te ajuda. 😉

Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2024 em 17:45, Fernando Mercês disse:

Olá!

Se o código malicioso dela tá na DllMain(), você precisa parar lá. Tem duas alternativas simples: por um breakpoint na LoadLibrary() ao debugar o rundll32.exe (passando sua DLL como argumento) ou setando o EIP na mão para a DllMain() ao abrir a DLL direto no x64dbg.

Também acho importante ver como o processo chama a DLL. Aï você pode imitar e fazer igual para ver o comportamento malicioso. 🙂 

Vê se a aula 21 do AMO te ajuda. 😉

Abraço e boa sorte!

Agradeço muito o seu comentário e peco desculpas pela demora. Fiz o curso de CERO e parte do AMO antes de me desafiar a pôr em prática os conhecimentos ensinados e confesso que acabei não terminando de assistir todo o curso.
 
Novamente muito obrigado!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...